4.5.13

Os olhos andam em pares




Tudo que eu acho bonito quero compartilhar. Que alguém ache bonito comigo porque assim estarei sendo bonita também por mostrar algo bonito. Isso foi na segunda-feira.

Comprei um bolo de laranja. Simples. Fôrma redonda com buraco  no meio. Não vou dividir com ninguém e até chego a pensar que esse buraco deveria ter vindo cheio. Falta ali algo que a mim deveria pertencer. Sou assim na terça-feira.

Na quarta, não tenho dilemas. O que é meu é meu, o que é seu é seu. Principalmente se o seu for um pouco meu. Que compartilho o bonito.

O que mais acho feio entre todas as coisas feias eu compartilho. O feio acompanhado da revolta. Um lado meu muito bonito. Pedir vingança em nome da beleza e da justiça. Na quinta-feira eu me purifico e purifico o mundo.

Hoje é sexta e vou sair para ver o que há de bonito e o que há de  feio que o mundo lá fora quer compartilhar comigo. O mundo quer alguém que ache o bonito e o feio que há dentro dele, só assim ele se sente bonito por mostrar o feio e o bonito. Imitando o mundo, escolho um vestido bonito e um sapato feio. Quero os contrastes bem nítidos para me  lembrar de que estou saindo para ver o belo e o feio. Posso voltar para casa com um ou com o outro, mas no fundo sempre espero encontrar o bonito.  Se encontro o feio, eu o retorço até ficar bonito e compartilho com meus olhos, que ficam felizes.

Sonho com coisas ruins e acordo  achando que foram boas. Sábado é um dia de descanso mental. Limpo a casa e cuido do corpo.  Preparo um peixe. Arranco seus olhos das órbitas com uma faca pontuda. Eles saltam na minha mão e os jogo na lixeira. Os convidados chegam na hora e compartilham a viagem que os trouxe até aqui. Eu fico olhando para eles e  sinto um alívio por não comerem os olhos do peixe. Esvaziamos  uma dúzia de garrafas. Empresto um livro. Fecho a porta,  lavo a louça e vou dormir.

Que belo sol! Meus olhos chegam e ardem. Um céu limpo. De um azul-longe. Acho que hoje posso  me dar o direito de fumar um cigarro. É feio. A fumaça queima os olhos. O olho  bom, o olho mau. Um de cada lado. Não os fecho ao mesmo tempo. Domingo é só mais um dia.