20.10.12

Plissê


Horizontais

1- Óxido de cálcio. 4 - Arremessa. 9 - Pequeno caranguejo aquático. 11 - Erva-doce. 12 - Conjunto de  cerimônias de uma religião (pl.). 14 - Seguias. 15 - Ligar. 17 - Episcopal. 18 - Perversa. 20 - Esvaziar. 22 - Outra vez! 24 - Demoraria. 26 - Rezar. 28 - Nome de homem. 29 - O mesmo que outra. 31 - Pedra do altar. 32 - Gradear com arame.


Yo me acuerdo mal de mi novio. Quase não lembro do meu noivo -- fica melhor assim. Parece muito, mas foi outro dia. Quando quero saber como era, pergunto aos vizinhos. Ou elaboro uma memória de improviso, desberlotando tempo e distância. Ele tomando um cafezinho no sofá da TV. Tomando o segundo cafezinho na cozinha com minha mãe. O terceiro antes de ir embora. Meu pai na porta se despedindo e passando a tranca. Tudo como no manual. Menos o nome de cantor. Meus vizinhos têm os discos. Botam para eu ouvir, achando revelar o som como imagem. São dias quentes, e em dias quentes prefiro associar calor a sorvete, que não combina com música. Nada mais justo. Abro uma X-9 sobre a mesinha de centro. Ganhe dinheiro fazendo plissê. Seis pensamentos foram para você. Porque ya no ha de importarme, casei-me comigo, a quem beijo todas as noites passada a tranca. El Chopin na vitrola. Lua de mel no Ritz. Estamos bem. Queridos pais.


Verticais

1 - A bola vermelha do bilhar. 2 - Nome de homem. 3 - Briga. 5 - Basta! 6 - Rede de índios. 7 - Esteiro de rio (pl.). 8 - Garantir. 10 - Larva em feridas de animais. 13 - Grande saco. 16 - Pouco comum. 19 - Refrescar-se. 21 - Ramagem. 23 - Repete! 25 - Defeito físico ou moral. 27 - Antigo navio de combate. 30 - Sociedade Anônima.