29.5.19

The Journey to Kafiristan






Você perdeu a língua, Annemarie? Não abriu a boca desde que deixamos Teerã.

Sim... eu perdi a língua.

Você não quer acordar desse seu estupor?

Não, Ella. Eu não quero.

Você está doente. Eu nem sei por que trouxe você comigo nesta viagem.

Eu posso lhe dizer por quê. Porque você quer fazer uma carreira. E porque quer exercer o comando sobre mim também. Você adora o poder, não é? Deu-se muito bem com os alemães em Teerã, não foi? Eu só prezo a impotência. Uma impotência como o amor.

Então se esconda sob roupas dos pés à cabeça como todas as mulheres daqui. O elogio da impotência!

Ella? Você é dona de si mesma?





(Cena do filme Die Reise nach Kafiristan -- The Journey to Kafiristan, 2001. Baseado na história real da escritora Annemarie Schwarzenbach e da etnóloga Ella Maillart e sua viagem ao Vale do Kafiristão em 1939, após a ascensão do nazismo e pouco antes da eclosão da Segunda Guerra. Tradução Maira Parula.)